Para falarmos um pouco sobre o conceito e a evolução de Governo Digital no Brasil, precisamos relembrar um pouco da história da informática no setor público no país.
Vamos lá?
Segundo a pós doutora Maria Alexandra Cunha, a informática no setor público no Brasil teve início nos anos 60, porém a utilização da internet se deu a partir dos anos 90 e permitiu a disponibilização de serviços online à população, assim iniciando o conceito de e-Gov no país. A década de 90 também foi caracterizada por diversos avanços dentro desta esfera tecnológica local, como o surgimento do provedor de acesso privado, os domínios.gov.br, páginas de governos, além de iniciativas que estimularam a modernização e o avanço do setor público.
O acesso à internet estimulo a implantação dos conceitos de Governo Digital, modernizando a forma com que o cidadão tenha acesso aos serviços públicos. No Brasil, a aplicação de conceito de e-Gov ainda segue em passos modestos, de acordo com o relatório de Governo Eletrônico das Nações Unidas (ONU), o país se encontra na 44ª posição no índice geral de desenvolvimento de governo eletrônico. O Brasil subiu 7 posições e obteve um avanço na oferta de serviços públicos digitais, aumentando o índice de 0,73 em 2016 para 0,92 em 2018. Atualmente o país ocupa a sexta posição entre os países americanos, ficando atrás dos Estados Unidos, Canadá, Uruguai, Chile e Argentina.
Segundo o portal Governo Digital, do Governo Federal Brasileiro, através do Censo de Serviços realizado em 2017 foram identificados aproximadamente 2,8 mil serviços prestados à população pela administração direta, indireta e instituições federais de ensino. Estes serviços passaram a constituir o Portal de Serviços do Governo Federal, independentemente da forma com que eram prestados (presenciais ou digitais). Estima-se que na época ⅓ dos serviços já eram digitais. No ano seguinte, 2018, o Governo Federal conseguiu digitalizar mais 109 serviços e agora, em 2020, o portal federal divulga 3.411 serviços disponíveis, sendo 54% digitais.
Em termos de arquitetura da informação e aplicação dos conceitos de e-Gov, podemos observar que a página principal do Governo Federal Brasileiro prioriza o acesso ao cidadão através da barra de busca, facilitando a localização da informação desejada e diminuindo assim a quantidade de cliques para o acesso a informação ou serviço desejado.
Para promover melhor navegabilidade dos usuários, a página oferece segmentação por categorias os serviços e informações, além de utilizar ícones representativos como ferramenta que promove o acesso intuitivo do cidadão.
Ainda dentro do conceito de transparência e aproximação do cidadão as atividades governamentais, o portal do Governo do Brasil divulga o quantitativo de serviços disponíveis, o percentual destes que são digitais e possibilita o acesso a informações das atividades do Governo e notícias de interesse popular.
Ainda no sítio do Governo Federal, vemos que o design de sua página principal divulga os aplicativos desenvolvidos pelo Poder Executivo, utilizando de imagens representativas das aplicações disponíveis e, desta forma, reforça o conceito de aproximação do cidadão aos serviços realizado pelo Governo e facilita o acesso a estes.
Vemos que o Brasil está caminhando para a ampliação dos serviços digitais, porém é necessário incentivo aos municípios e estados para que os mesmos possam aderir as boas práticas de governo digital, ampliando assim o acesso a maior parte dos cidadãos.